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Writer's pictureLaine Oliveira

As cansativas e improdutivas reuniões de vendas


Você já "pescou" em uma reunião de vendas?


Eu já, e mais de uma vez! Principalmente naquelas agendadas em uma segunda-feira depois de um final de semana intenso e produtivo...rs. E eu não fui a única não, viu!? Já presenciei vários colegas cochilando, também, pelas diversas empresas em que trabalhei...😴💤🛏


Há reuniões de vendas que só pelo convite (assunto) a gente já sabe que nada de interessante será compartilhado - mesmo nos dias de hoje, em que ferramentas tecnológicas de comunicação e gestão poderiam facilitar e muito para as demandas e diretrizes necessárias.


Recentemente, uma vendedora, minha aluna das mentoras individuais, disse que seu gestor interrompe a jornada de trabalho diversas vezes na semana, para cobrar resultados. Segundo ela, todas as vezes que os números baixam, ele chama todos na sala, cobra e dá o recado. Ela percebe que sempre que ele faz isso, além de quebrar o ritmo de vendas da turma e, consequentemente, a produtividade, a galera sai desmotivada da sala em razão do nível de cobrança e falta de planejamento para a reunião. O que era para ser um recado, transforma-se em uma reunião de uma hora, em que todos ficam se defendendo e justificando coisas que poderiam ser ditas em uma reunião quinzenal ou mensal. Além disso, mesmo quando ele precisa "dar o recado" para dois ou três vendedores com performances baixas, acaba chamando todos da equipe - o que na prática não haveria necessidade.


Já ouvi outros relatos também de que há reuniões que são um porre e que se estendem, porque o gestor não consegue ser objetivo ou menos prolixo. Sabe aquelas reuniões que começam falando de metas e acabam falando dos problemas com a telefonia ou do cafezinho da garrafa que sempre está frio? Bem assim!!


Eu já fui vendedora, e por diversas vezes, em uma reunião de vendas, eu me perguntava... o que é que estou fazendo aqui? - ou - a gente veio falar do que mesmo aqui nessa sala? Sem contar as vezes que pesquei, cochilei mesmo, porque eram reuniões de monólogos do gestor - sem uma apresentação em ppt, imagens, fotos, gráficos, áudio, post-it, vídeo. Para uma pessoa visual como sou, era um porre. Estou sendo sincera com vocês.


Aproveito para dar um recado: quer captar a atenção dos seus profissionais em uma reunião presencial ou visual? Mescle a mensagem verbal com a não-verbal. Utilize recursos visuais e/o sonoros.


Não é a primeira vez que ouço queixas dessa natureza de amigas, alunas (os) e/ou clientes. E quando ouço, me pergunto: será que estamos mesmo no ano de 2023? Questiono, porque esse era um formato muito comum nos anos 1990 e 2000.


Incontáveis eram as vezes em que éramos convidados à sala de reunião para a "chamada na chincha" - termo que usávamos à época para dizer: xiii lá vem bronca ou cobrança.


Sem sombra de dúvidas as reuniões de vendas são importantes para alinhamentos, perspectivas, comunicados estratégicos, apresentação da evolução comercial, premiações e interações com todos da equipe. Mas até mesmo para esses temas, dependendo do nível de importância e urgência, a comunicação pode ser em uma mensagem por e-mail, por exemplo, ou em qualquer outra ferramenta interna de interação escrita com a equipe.


E quando a necessidade de uma reunião com todos é iminente, o gestor precisa planejar sua reunião com a pauta que quer desenvolver, para não perder o foco, objetividade e tempo. A reunião deve ter hora marcada: início, meio e fim. E já contemplar o tempo para possíveis perguntas, interações pessoais e esclarecimentos adicionais que a equipe possa necessitar.


Então, vejamos algumas reuniões comuns que são desnecessárias e desinteressantes para a equipe:


📍Reuniões que chovem no molhado

Aquela reunião agendada pelo Gerente de Vendas que mais parece para cumprimento de metas de reuniões... dele(a) - protocolo. Começam e terminam sem propósito.


📍Atualização da equipe

Aquelas reuniões que você passa mais de uma hora escutando o que foi feito na ultima semana.


📍Reuniões de planejamento

Em que só detalhes desnecessários são compartilhados, e que poderiam ser discutidos ou tratados de outra forma sem envolver toda a equipe de vendas.


📍Reuniões com as pessoas erradas.

Gerente, se a sua reunião é para dar feedback sobre os números baixos de vendas para um ou dois vendedores, por que chamar a equipe inteira para a reunião? Desnecessário!!


Note: Reuniões desnecessárias e cansativas tomam um precioso tempo da equipe que poderia ser aproveitado para outras atividades.


Fica a dica!!


Laine Oliveira - Novigi Consultoria e Treinamentos

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