Para começar, vamos falar dos intraempreendedores, que são os empreendedores dentro das organizações - colabores com características idênticas aos dos empreendedores proprietários –, também chamados de intraempreendedores corporativos.
É o profissional que, em vez de abrir seu próprio negócio, procura criar, inovar e buscar novas oportunidades para as organizações onde trabalha.
Por meio de habilidades, eles mantêm naturalmente a inovação sistemática no negócio da empresa, criando diferenciais competitivos.
Dessa forma, intraempreendedorismo é o uso das competências e ideias dos colaboradores internos e que podem levar sua empresa e negócio a um novo patamar ou próximo nível. Afinal, são eles (colaboradores) que conhecem a rotina, organização, pontos fortes e fracos e o funcionamento da organização.
Esses colaboradores intraempreendedores enxergam a empresa como uma oportunidade empreendedora onde podem sugerir e aplicar ideias para seu crescimento. E, para que dê certo, é de suma importância que seja uma cultura organizacional que estimule a participação de colaboradores com este perfil.
E como o intraempreendedorismo pode refletir positivamente nas relações com os clientes?
É sabido que, o relacionamento com o cliente dentro das organizações passa por toda a cadeia de atendimento, mesmo em áreas que não atuam na linha de frente. As ações de intraempreendedorismo refletem diretamente nessa relação, não importando se há ou não contato direto com o cliente.
Assim, o intraempreendedorismo...
Promove a inovação, com ideais para a implementação de novos produtos, serviços e processos internos que podem ser focadas no cliente;
Promove o desenvolvimento dos demais profissionais por meio de treinamentos – profissionais capacitados garantem a boa comunicação, processos e relacionamento com os clientes;
Faz com que o colaborador se sinta corresponsável pelo sucesso e crescimento da empresa. Consequentemente, mais comprometido com os resultados da organização em todas as suas frentes de atuação – incluindo resultados de vendas;
Retém talentos de forma a manter a capacidade e capital intelectual para a saúde de toda a cadeia de operação e atendimento da empresa;
Promove ajustes às demandas dos clientes e stakeholders (partes interessadas) em oportunidades específicas;
Mitiga riscos que envolvam inovações com clientes, já que ações são melhor orientadas;
Diminui a dificuldade na superação de obstáculos que envolvam questões no relacionamento com clientes.
Além disso...
Desenvolve a percepção criativa e gestão participativa no trabalho
Facilita a interação produtiva das áreas ou colaboradores
Veja algumas iniciativas para estimular a cultura do intraempreendedorismo na sua empresa e impactar positivamente as relações com seus clientes:
Identifique talentos promissores para o intraempreendedorismo
Procure nas equipes colaboradores que já sinalizam um comportamento empreendedor e que possam ser importantes aliados no engajamento dos demais colaboradores nessa cultura/iniciativa.
Ouça e converse mais ativamente com a equipe
Promova momentos ou atividades para que os colaboradores possam expressar sobre o quanto se enxergam como donos ou protagonistas dentro da organização
Crie um canal aberto de comunicação para conhecer a percepção de todos
Crie ferramentas em que todos possam visualizar as ações de intraempreeendorismo de forma que o processo seja seja encorajador.
Assim sendo, agora é com sua empresa. Comece a pensar no intraempreendedorismo com uma ótima oportunidade para promover inovações e melhorias nas relações com sua carteira de clientes.
Empresas com cultura intraempreendedora são mais assertivas. Além disso, os clientes enxergam e reconhecem valor nessa iniciativa.
Conte conosco se precisar!
Equipe Novigi
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