Os profissionais que prospectam e vendem por telefone enfrentam as mais variadas formas de resistências por parte dos seus prospectados.
As resistências, normalmente, aparecem no início da sua abordagem.
Mas, calma! Para tudo tem uma solução...
A insistência em um momento como esse é a pior forma de lidar com a situação. E eu sei exatamente o significado disso. São mais de 30 anos na área comercial... muitos deles prospectando e vendendo por telefone. Em uma época que nem existia internet e muito menos redes sociais...rsrs
As resistências mais comuns são:
• Não tenho tempo para falar agora
• Entre em contato na próxima semana
• Envie o material da sua empresa por e-mail
• Não tenho interesse
• Não estou precisando no momento
• Já temos uma empresa contratada
• Só tenho 10 minutos para falar com você
• Deixe seu telefone e quando eu precisar, ligo
Para cada resistência ou situação há uma resposta adequada (reação) para que você não queime seu contato.
Vamos ver a resposta adequada para uma delas:
Prospect: “Não tenho tempo para falar agora”.
Você: “Entendo Sr. João. Podemos, então, alinhar nossas agendas. Vamos marcar para quinta-feira que vem, às 10h?”
Não insista na abordagem se ele disser que está ocupado. Sua insistência pode queimar uma ótima oportunidade de um contato próspero em uma próxima vez.
Fica a dica!
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